Salada de Bifum com Kani

Olá, pessoas!

Depois de um feriadão prolongado, regado a muita comidinha “gorda”, resolvi fazer uma coisinha mais light hoje, pra “começar” essa semana mais curta. Fiz uma saladinha simples de bifum com kani, acompanhada de um molhinho prático que combina perfeitamente com essa salada.

Pra quem não conhece, o bifum é um macarrão fininho feito de arroz, muito utilizado na culinária oriental. Ele é  uma massa de sabor neutro, que recebe bem vários tipos de temperos.O bifum combina com legumes, carnes, porco, frango, peixes e frutos do mar. Tradicionalmente, ele costuma ser servido de forma parecida ao yakissoba (misturado aos legumes e a  proteína escolhida), mas também pode ser usada no preparo de saladas ou de pratos vegetarianos.

Outra característica interessantíssima do bifum, é que ele é bem mais leve que o macarrão convencional, é não conter glútem. Uma porção de 100 gramas (1/2 pacote) de bifum tem 259 calorias e pouquíssima gordura, o que colabora para uma alimentação saudável e se torna uma carta na manga para quem está de dieta.

Agora chega de teoria e vamos à prática. Segue a receita da salada:

Ingredientes:
– 1 pacote de bifum
– 1 pepino japonês
– 1 cenoura
– 5 bastões de kani kama
– gergelim a gosto
– cebolinha fatiada a gosto
– sal para desidratar o pepino
– 1/2 xícara de chá de molho de soja
– 1 colher de sopa de gengibre ralado
– 1 colher de chá de açúcar

Preparo:
Fatie o pepino em rodelas bem finas com ajuda de um ralador. Coloque as fatias em uma tigela com bastante  sal por 30 minutos. Depois desse tempo, lave-as em água corrente para retirar o excesso de sal e reserve. Rale as cenouras em tiras finas e reserve. Desfie os bastões de kani. Coloque as sementes de gergelim em um frigideira e torre-as, até que elas comecem a “pular”.
Quando todos esses ingredientes já estiverem prontos, cozinhe o bifum. É só coloca-lo em água fervente por 1 minuto. Depois, escorra-o e jogue imediatamente e uma tigela com água fria. Escorra e junte o pepino, a cenoura e o kani.
Para fazer o molhinho, é só misturar o molho de soja, o gengibre e o açúcar.
Na hora de servir, salpique a cebolinha e o gergelim sobre a salada. Você pode já temperar com o molho ou deixar para cada um se servir.

Espero que gostem!

Chef Liloca

Anúncios

3 pensamentos sobre “Salada de Bifum com Kani

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s