Filé Mignon com Creme de Mandioquinha e Shimeji

Boa noite, pessoas!

Hoje fiz um prato que eu estava com vontade há um bom tempo: creme de mandioquinha com shimeji. Vi uma vez em um programa do Gordon Ramsay, no qual ele cozinha com as filhas, uma fofura. No episódio, ele ensinou a fazer um creme de abóbora com shimeji, mas imediatamente meus neurônios gastronômicos pensaram em substituir a abóbora pela mandioquinha, que eu gosto bem mais. Com abóbora deve ficar muito bom, mas duvido que fique melhor que mandioquinha.

Como eu conheço bem o apetite aqui em casa, sei que apenas creme de mandioquinha com o shimeji não seria suficiente, então resolvi acrescentar uma proteína pra todo mundo ficar satisfeito. Nasceu então o filé mignon com creme de mandioquinha e shimeji.

Sem mais historinhas, vamos à receita:

Ingredientes:
Filé Mignon:
– 2 escalopes de file mignon
– 1 colher de sopa de chimichurri
– 1/2 dente de alho sem casca
– 4 colheres de sopa de azeite
– 2 colheres de sopa de vinho tinto
– sal e pimenta do reino a gosto

Creme de Mandioquinha:
– 2 xícara de chá de mandioquinha descascada picada
– 1/2 cubo de caldo de legumes
– 1/2 xícara de chá de creme de leite
– 1 colher de sopa de manteiga
– 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
– 1 pitada de noz-moscada
– sal e pimenta do reino a gosto

Shimeji:
– 1 bandeja de shimeji branco
– 1 colher de sopa (bem cheia) de manteiga
– 1 colher de sobremesa de azeite
– 1/3 de xícara de chá de vinho tinto
– 3 colheres de sopa de molho de soja
– sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:
Filé Mignon:
Em um potinho, misture o azeite, o chimichurri, o alho (se esmagar), o vinho e tempere com sal e pimenta. Pincele os dois lados dos escalopes com essa mistura e deixe descansar até a hora de fritar. Quando o creme de mandioquinha e o shimeji estiverem prontos, coloque azeite em uma frigideira e frite os escalopes até chegarem ao ponto desejado.

Creme de Mandioquinha:
Dissolva o caldo de legume em 1 litro de água e cozinhe a mandioquinha por 20 minutos ou até que ela fique molhinha. Com um espremedor, esmague a mandioquinha até obter uma pasta. Volte ao fogo, acrescente a manteiga, o creme de leite, o sal, a pimenta e a noz-moscada. Misture até incorporar todos os ingredientes. Se o creme não ficar lisinho, você pode batê-lo no liquidificador ou passar na peneira. Reserve. Antes de servir (quando o shimeji já estiver pronto) ascenda o fogo novamente e acrescente o parmesão, mexendo até derreter.

Shimeji:
Não lave o shimeji. Não sei se já comentei aqui, mas os cogumelos são como esponjas, se você lava, eles absorvem a água e não ficam tão saborosos. Limpe-os com papel toalha. Depois de limpos, corte-os. Leve uma panela ao fogo, aqueça o azeite e acrescente a manteiga. Quando tiver derretido, acrescente os cogumelos e regue com o vinho e o molho de soja. Acrescente a pimenta e deixe para acertar o sal quando estiver quase pronto. Lembre-se que o molho de soja já é bem salgado. Deixe cozinhar até reduzir o caldo e amolecer os talos do shimeji.

Aí é só montar o prato. Eu preferi servir o shimeji por cima do creme de mandioquinha e a combinação dos sabores foi simplesmente incrível. O shimeji fica levemente ácido por causa do vinho e o creme fica absurdamente leve por causa do creme de leite. O chimichurri com vinho deu um sabor encorpado ao filé que o deixou irresistível.

Vale a pena tentar essa receita!

Chef Liloca

Anúncios

2 pensamentos sobre “Filé Mignon com Creme de Mandioquinha e Shimeji

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s