Salmão com Molho de Laranja e Gengibre

Olá pessoas!
Hoje o maridinho e eu resolvemos passar a noite de sábado em casa. Depois de um dia exaustivo, cheio de afazeres, faltou disposição pra gente se arrumar e sair de casa.
Aproveitei que hoje não tínhamos horário e resolvi fazer uma receita que leva um pouquinho mais de tempo: salmão com molho de laranja e gengibre. Não demora porque é difícil, mas porque requer um certo tempo para temperar e assar.

A receita original eu peguei em um site muito bom, o Cozinha Travessa, (que vale a pena ser visitado) daí dei o meu toque, acrescentei batatas rústicas e o resultado foi esse da foto aí em cima.

Valeu a pena ficar em casa. O salmão ficou simplesmente delicioso, desmanchando na boca. E o toque doce e cítrico do molho de laranja deu um sabor muito especial.

Deu água na boca, né? Aí vai a receita:

Ingredientes:
– 400g de filé de salmão
– 1 pedaço médio de gengibre
– 4 dentes de alho na casca
– 2 dentes de alho picados
– suco de 2 laranjas bahia
– 10 aspargos
– alecrim a gosto
– pimenta do reino a gosto
– sal a gosto
– azeite a gosto
– 2 colheres de sobremesa de margarina
– 1/3 de cubo de caldo legumes
– 1 colher de sobremesa de amido de milho
– 1/2 xicara de chá de água
– cascas de 1/2 laranja

Preparo:
Em uma tigela, disponha o salmão em 2 postas e coloque sobre o peixe o caldo das laranjas e o gengibre picado e deixe marinar na geladeira por uns 20 minutos. Depois, coloque um papel manteiga numa assadeira mais funda e disponha as postas lado a lado. Reserve caldo de laranja e metade das fatias de gengibre, e aproveite o resto colocando-as em cima do salmão. Salpique um pouco de sal, pimenta do reino, alecrim e os 2 dentes de alho picadinhos. Depois regue com uma quantidade generosa de azeite. Corte as pontas de baixo do aspargos (que são mais duras) e disponha-os nas laterais da assadeira. Tempere-os com sal e azeite, coloque os dentes de alho com casca no meio e feche o papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido 180 graus e deixe assar de 30 a 40 minutos. Depois abra o papel manteiga, acrescente uma colher de sobremesa de margarina sobre cada posta e deixe no forno por mais uns 5 a 10 minutos.

Molho:
Em uma panela, leve o caldo das laranjas e o gengibre reservados ao fogo, acrescente 1/3 de cubo de caldo de legumes (amassado com um garfo), as cascas de laranja e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Quando começar ferver, dissolva o amido de milho na água e acrescente, mexendo até engrossar um pouco.

Para acompanhar o salmão com os aspargos, fiz batatas rústicas, que você pode ver a receita aqui.

Espero que tenham gostado.

Chef Liloca

Anúncios

2 pensamentos sobre “Salmão com Molho de Laranja e Gengibre

    • O molho ficou bem suave, acho que vai ficar bom com outros peixes também. O que pode ser feito pra evitar que o sabor da laranja fique muito acentuado, é usar um pouco menos de suco para marinar e acrescentar água na hora de fazer o molho.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s