Dicas para um Ovo Cozido Perfeito

Olá pessoas!

O post hoje é dedicado aos Ovos Cozidos. Apesar de ser uma das coisas mais fáceis de se fazer em uma cozinha, dei uma pesquisada e encontrei algumas diquinhas que podem ajudar bastante. Afinal, quanto mais fácil e prático for cozinhar, mais gostoso é e mais tempo a gente passa degustando as nossas criações.

Então, sem enrolação, vamos às dicas:

Vamos começar com o processo “pré-cozimento” dos ovos. É importante, para evitar que eles quebrem, tirá-los da geladeira alguns minutinhos antes de cozinhá-los. Ovos e choque térmico não combinam.

Um erro que algumas pessoas cometem na hora de cozinhar ovos, é encher a panela de água e depois ‘jogar’ os ovos lá dentro. O correto é dispô-los no fundo de uma panela, cuidadosamente (ela deve ser grande o suficiente para que todos fiquem acomodados no fundo), cobri-los com água fria até dois dedos acima dos ovos e só então levar ao fogo. Deve-se fazer de tudo para evitar que a casca rache, se não começa a sair uns fiozinhos de albumina na água que fazem com que os ovos não fiquem lisos e redondinhos. Evite pôr os ovos na panela com a água já quente. Como já foi dito, choque térmico não é legal para ovos – além de aumentar muito o risco das cascas quebrarem!

Bom, até então já sabemos como devemos começar o cozimento dos ovos. Agora vão algumas orientações de como cozinhá-los corretamente e como acertar o ponto desejado.
Talvez você não saiba (como eu não sabia até algum tempo atrás), mas a casca dos ovos é porosa. Por isso, é interessante colocar sal na água do cozimento. Isso não vai fazer com que a gema fique salgada, mas as claras ficam levemente salgadinha. Se você tiver paciência, você pode girar um pouco os ovos no início do cozimento com uma colher. Dessa forma, a gema fica perfeitamente centralizada. (Eu sei, isso é muito perfeccionismo, mas tem gente – eu – que se apega a esse tipo de coisa.)

O tempo de fervura pode variar de acordo com o resultado que se quer obter. Achei essa imagem super didática na internet que mostra o resultado para cada tempo de cozimento.

É importante salientar que esses tempos são contados a partir do momento que a água começa a ferver e não de quando é levada ao fogo, ok?

Outra coisa que devemos ficar atentos é para evitar os extremos: por mais que você ame gema mole, clara mole não dá – sem contar que é super perigoso sob o ponto de vista sanitário. Também não adianta ferver o ovo por meia hora para garantir que fique duro. Depois que passam do ponto, começam a ficar azulados, e seu gosto não fica tão apetitoso.

Assim que você atingir o tempo desejado do cozimento, a temperatura interna do ovo precisa baixar imediatamente. Para isso, você pode tirá-los da água usando uma escumadeira, ou derramar o conteúdo da panela sobre um escorredor e levar os ovos sob água fria. Se deixar o ovo na água quente até ela esfriar, o calor interno não vai se dissipar e vai acabar comprometendo o ponto.

Super dica aos amantes de gemas moles (como eu): Você pode adicionar gotas de vinagre ou limão à água do cozimento. Isso ajuda a clara a coagular mais rápido.

Depois de acertar o ponto dos ovos, vem outro desafio, que chateia mita gente (eu mesma, por exemplo): descascá-los. Várias vezes acontece de, quando estamos descascando o ovo, levarmos alguns pedaços de clara com a casca, fazendo com que ele não fique lisinho e com seu formato ovalado.
Pra finalizar, encontrei  um videozinho que resolve bem essa questão. É só clicar aqui para assistí-lo.

Espero que as dicas tenham sido úteis pra vocês.

Chef Liloca

Fontes:
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/ovo.htm
http://porcamandioca.com/2009/10/aprenda-a-cozinhar-ovos-perfeitamente/

Anúncios

4 pensamentos sobre “Dicas para um Ovo Cozido Perfeito

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s