Risoto de Parmesão com Amêndoas

Olá, pessoas queridas!

Eu sei que estou meio sumida, mas é que nos últimos dias acabei não jantando em casa.

Hoje, pela primeira vez, fiz um risoto! Há tempos estou ensaiando.
Esse fim de semana comprei o arroz arbóreo e fiquei namorando por esses dias e hoje, enfim, tomei coragem para desbravar esse prato que eu tanto adoro.
Eu me pergunto: “por que eu demorei tanto pra aprender???” Meu Deus! Como ficou gostoso! E como é fácil de fazer!

Resolvi começar com uma receita mais simples, pra pegar o jeito  e não correr tanto risco de fazer errado. Peguei uma receita de Risoto de Parmesão no Cybercook que estava muito bem explicadinha e, claro, acrescentei algumas coisinhas pra deixar do meu jeito. E, então, nasceu o Risoto de Parmesão com Amêndoas.

Espero que vocês façam e sejam tão felizes quanto eu fui com esse prato. Abaixo a receita.

 

Ingredientes:
– 800ml de caldo de legumes
– 3 colheres de sopa  de margarina light sem sal
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 cebola pequena muito bem picada
– 1 xícara de chá de arroz arbóreo
– 100g de queijo parmesão fresco ralado
– 1 colher de chá de noz moscada
– 1/2 xícara de chá de vinho branco seco
– Sal e pimenta do reino a gosto
– 1/2 xícara de chá e amêndoas picadas

Preparo:
Faça o caldo de legumes (pode ser natural ou de cubinho) e mantenha-o no fogo. Em uma panela de fundo grosso, coloque a manteiga, o azeite e a cebola. Leve ao fogo e refogue, mexendo até a cebola ficar transparente. Junte o arroz,  e refogue, mexendo rapidamente, sem parar, até os grãos ficarem brilhantes e agrupados. Adicione 1 concha de caldo fervente e deixe cozinhar, mexendo sem parar, raspando o fundo e as laterais da panela até não ter mais líquido. Adicione mais uma concha de caldo, o vinho, a pimenta do reino e a noz moscada. Coloque também uma pitada de sal, mas não exagere. O caldo e o queijo já são bem salgados. Vá acrescentando as conchas de caldo e esperando o líquido evaporar até o arroz ficar al dente. Depois de uns 15 minutos, comece a provar o arroz para acertar o ponto. O risoto estará pronto quando o grão ficar macio, mas firme. O resultado deve ser uma preparação úmida, mas sem caldo. Faltando umas 3 conchas de caldo para o risoto ficar pronto, acrescente as amêndoas picadas. Quando o arroz estiver no ponto desejado, adicione o parmesão ralado e mexa até que ele se derreta por completo. É interessante deixar o parmesão em temperatura ambiente para ele derreter rápido e o risoto não passar do ponto.
Pra servir, polvilhei um pouco de parmesão ralado e manjericão seco e enfeitei com algumas amêndoas inteiras.

Ficou uma delicia! Esse vale a pena perder um tempinho e fazer.

Chef Liloca

 

Comente!

